Lab_ Intensivo em CoreoCinema

Tarif

Investimento:
R$ 120
Esse valor corresponde a:
Contribuição para o espaço de encontro, produção e divulgação.
Colaboração para despesas de transporte da oficineira

Dates

30 julho
14 a 21h
Ativa Atelier
Salvador - Bahia

Synopsis 

Ciclo de Coreocinema na Otratierra


O ciclo de Coreocinema na Otratierra compreende atividades de exibição, debates, residências artísticas e oficinas, promovidas em Salvador por profissionais audiovisuais e das artes do corpo, entre 23 e 30 de julho de 2022, nas cidades de Salvador e Santo Amaro (Bahia).


É uma iniciativa da OTRATIERRA - Escola de Artivismos, junto à o Sítio Cores Vivas e o Ativa Atelier Livre, e conta com a participação da curadora e realizadora mexicana Ximena Monroy (Festival Agite y Sirva), a dançarina e curadora venezuelana Nirlyn Seijas (Otratierra), a produtora e realizadora baiana Larissa Leão (Mulheres do Paraguassú), a dançarina e videoartista Alana Falcão (Nii Colaboratório), e a artista, sociologa e gestora cultural argentina Eva Prado (Vivas y Viajando Nos Queremos).





A curadora, pesquisadora e realizadora de dança audiovisual Ximena Monroy* conduzirá um espaço teórico-prático onde exploraremos as noções de coreografia do olhar, espaço coreo-cinemático, corpo-câmera, narrativa corporal, cinema-coreografia, tempo fílmico, imagem sonora e montagem coreo-cinemática. Serão seis horas de trabalho intensivo, que permitirão às/aos participantes experimentar as possibilidades criativas e conceituais da coreocinema como campo expandido, híbrido, intermídia e transdisciplinar.


Chamamos coreocinema a um campo que compreende a contaminação e o enriquecimento mútuo de recursos e elementos de coreografia-movimento e cinema-vídeo. Implica no trânsito entre essas mídias, transformando-os nas suas interseções e propondo novas noções em potência e devir. Na imagem coreocinemática ocorre uma composição tripla do tecido intermídia: é uma imagem sonora, visual e coreográfica simultaneamente.


Assim, ao longo dessa jornada teórico-prática apresentaremos e comentaremos noções transmídias para a criação-pesquisa com diversas saídas e formatos. Assistiremos e comentaremos peças modernas e contemporâneas. Realizaremos práticas de reflexão e intercâmbio, de corpo e percepção, de composição in site, e de escrita video-coreográfica, como disparadores para a criação-pesquisa.

Podem participar estudantes e artistas cênicos, visuais, sonoros, audiovisuais e multimídia com ou sem experiência prévia. Les participantes poderão usar seus aparelhos celulares para registro e edição dos experimentos propostos pela oficina. Outros equipamentos de luz, captação de som e vídeo serão bem vindos.


Inscrições: +5571 988964576

L'équipe

Ximena Monroy (México)

Ximena Monroy (México)

Artista - curadora, que colabora en projetos de criação, curadoria, mediação e pedagogia. Cofundadora e diretora do Festival Agite y Sirva desde 2008. Suas peças audiovisuais tem sido selecionada e premiada em mostra e festivais internacionais.
Sitio web: https://ximenamonroy.weebly.com/ https://www.agiteysirva.com/
IG: @ximena.monroy.rocha // @agiteysirva