Práticas Híbridas: residência de criação em coreocinema

Tarif

Investimento
R$ 450*
Esse valor corresponde a:
4 diárias de alimentação (considerando que cozinhar e manter o espaço habitável será responsabilidade de todes)
3 diárias como colaboração para hospedagem
Transporte Salvador x Santo Amaro, em caronas solidárias ou buzú público
*Descontos para mulheres/mães e mulheres não brancas

Dates

24 a 27 de julho
Sítio Cores Vivas
Santa Amaro - Bahia

Synopsis 

Ciclo de Coreocinema na Otratierra


O ciclo de Coreocinema na Otratierra compreende atividades de exibição, debates, residências artísticas e oficinas, promovidas em Salvador por profissionais audiovisuais e das artes do corpo, entre 23 e 30 de julho de 2022, nas cidades de Salvador e Santo Amaro (Bahia).


É uma iniciativa da OTRATIERRA - Escola de Artivismos, junto à o Sítio Cores Vivas e o Ativa Atelier Livre, e conta com a participação da curadora e realizadora mexicana Ximena Monroy (Festival Agite y Sirva), a dançarina e curadora venezuelana Nirlyn Seijas (Otratierra), a produtora e realizadora baiana Larissa Leão (Mulheres do Paraguassú), a dançarina e videoartista Alana Falcão (Nii Colaboratório), e a artista, sociologa e gestora cultural argentina Eva Prado (Vivas y Viajando Nos Queremos).






Residência Práticas Híbridas será um espaço de experimentação e criação entre estudantes e artistas da cena, audiovisuais, sonores, multimídia, etc, interessades em explorar as relações entre coreografia de movimento e audiovisual, sistemas agroflorestais e ocupação rural, paisagens naturais e sonoras, ativismos poéticos, feminismos, etc. Nesta imersão viveremos o estar juntes na roça tendo contato com o chão, preparando a terra e sementes, germinando e plantando, gravando, dançando, movendo, coletando, cozinhando e comendo.


A residência será guiada por um coletivo de artistas nacionais e internacionais com 5 vagas abertas para outres artistas locais. Não haverá seleção para essas vagas, apenas efetivação da inscrição.


As artistas nessa guiança são:

Eva Prado (Argentina)

Ximena Monroy (México)

Nirlyn Seijas (Venezuela/Bahia)

Larissa Leão (Bahia)

Thiago Castro (Bahia)


*O Sítio Cores Vivas é um espaço familiar e plural em transição. A partir dos princípios da

permacultura, estamos iniciando a execução do projeto de agroecologia, cultura e arte e turismo sustentável. O Sítio Cores Vivas é também uma ferramenta de preservação e multiplicação do nosso ecossistema/biodiversidade, dos saberes tradicionais dos povos nativos do recôncavo e criação de florestas, animais e arte/cultura.

Localizado na Pedra, distrito de Santo Amaro-Ba, em uma localidade muito rica, culturalmente e ecologicamente, sendo vibrante as heranças dos povos nativos, os Indígenas e da diáspora Africana, misturadas nas mais variadas manifestações culturais existentes na nossa região que é banhada pelas águas de diversas nascentes de importantes rios locais, que descem a pirambeira. Uma paisagem deslumbrante contemplada por diversas cachoeiras exuberantes de águas frescas e banho bom.


Inscrições: + 55 71 991783067

L'équipe

Eva Prado (Argentina) - Vivas y Viajando nos Queremos
Ximena Monroy (México) - Festival Agite y Sirva
Nirlyn Seijas (Venezuela/Bahia) - OTRATIERRA
Larissa Leão (Bahia) - Mulheres do Paraguassú
Thiago Castro (Bahia) - Sítio Cores Vivas

Eva Prado (Argentina) - Vivas y Viajando nos Queremos
Ximena Monroy (México) - Festival Agite y Sirva
Nirlyn Seijas (Venezuela/Bahia) - OTRATIERRA
Larissa Leão (Bahia) - Mulheres do Paraguassú
Thiago Castro (Bahia) - Sítio Cores Vivas

Eva Prado (Argentina)
Socióloga, comunicadora, artista, gestora cultural, professora e viajera. Feminista.
Participa em projetos de criação, mediação, gestão cultural e educação popular desde há 20 anos. Atualmente, trabalha em projetos onde dialogam diversas linguagens artísticas com problemas sociais e territoriais. Vem explorando ferramentas gráficas e audiovisuais para enunciar as violências de corpos-territorios.
Com o projeto #CuerpxsTerritoriosPalabras, desenvolvido com o coletivo Vivas y Viajando Nos Queremos, viajou por 17 territórios realizando mais de 30 atividades junto a 50 organizações durante um ano.
IG: @vivasyviajando / FB: Vivas y Viajando Nos Queremos

Ximena Monroy (México)
Artista - curadora, que colabora en projetos de criação, curadoria, mediação e pedagogia. Cofundadora e diretora do Festival Agite y Sirva desde 2008. Suas peças audiovisuais tem sido selecionada e premiada em mostra e festivais internacionais. Sitio web: https://ximenamonroy.weebly.com/ // https://www.agiteysirva.com/
IG: @ximena.monroy.rocha // @agiteysirva

Nirlyn Seijas (Venezuela/Bahia)
Artista da dança e da performance, mãe sócioafetiva de adolescente, feminista, venezuelana residente há mais de 12 anos no Brasil. Mobilizadora da OTRATIERRA - Escola de Artivismos e da NAU - Nascente de Arte e Utopia. Desenvolve sua vida profissional entre a pesquisa, a prática das artes, a curadoria e a docência, entorno de questões que vinculam feminismos, violência sistêmica, decolonialidade e arte como ativismo.
IG: @seijasnirlyn